FANDOM

Espécie - Indivíduos semelhantes que ao se reproduzirem originam descendentes férteis

População: Conjunto de indivíduos da mesma espécie que habitam uma mesma área num determinado tempo.

Comunidade: Conjunto de populações que habitam uma área num determinado tempo.

Ecossistema:  Conjunto formado pelos fatores abióticos (solo, água, ar), e bióticos (seres vivos) se interagindo.

Habitat: Lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada.

Ecótono: Região de transição ambiental.

Nicho Ecológico- Papel que o organismo desempenha no ecossistema, informa às custas de que se alimenta, a quem serve de alimento, como se reproduz, etc.

Biótopo: Área física na qual os seres vivos adaptados a ela e as condições ambientais se apresentam praticamente uniformes.

Biosfera: Toda vida seja ela animal ou vegetal ocorre numa faixa denominada biosfera, que inclui a superfície da Terra, os rios, mares e oceanos e parte da atmosfera.

Bioma: Uma área do espaço geográfico com dimensões de até mais de 1 milhão de quilômetros quadrados que tem por característica a uniformidade de um macroclima definido.

Exemplos:

1

Exemplo de espécie:Jacus no Parque das Mangabeiras.

2

Exemplo de População: Populações de peixes.

3

Exemplo de Comunidade: Seres do Reino Fungi e do Reino Plantae interagindo

4

Exemplo de Ecossistema:População de cupins se interagindo com o meio.

5

Exemplo de Habitat: Mata onde podem ser encontrados Jacus.

7

Exemplo de Ecótono: Encontro de dois hábitats: um sob a água, outro sob o solo.

6

Exemplo de Nicho Ecológico: Fungos: Se alimentam de matéria orgânica em decomposição no parque.

8

Exemplo de Biótopo: Área que contém um tipo de solo e é afetada por um determinado clima.

9

Exemplo de Biosfera: Uma área que possui solo, água, oxigênio e luz solar, portanto é possível existir vida neste local.

10

Exemplo de Bioma: O parque como um todo, que apresenta um conjunto de populações da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico.

Também no FANDOM

Wiki aleatória