FANDOM

Primeira Parada - Início do PercursoEditar

Nesta parada pode-se perceber  primeiramente características de uma vegetação típica, a qual apresentava folhas pequenas, ressecadas, e que eram escassas no ambiente, principalmente no solo, o qual era seco, por consequência da grande incidência de raios solares, que chegam facilmente no solo, devido à baixa densidade da mata. Também foi possível perceber que o solo, por possuir poucas folhes em decomposição  é pouco fértil. Esta característica do solo deixa pontos marcantes na vegetação, como arvores  de baixo porte, com casca grossa para proteger de queimadas naturais, troncos finos e esguios e raízes profundas. Encontramos grandes cupinzeiros, e alguns micos. A fauna desta região provavelmente não é composta apenas por estes animais, deve ser possível encontrar outras espécies, que tem hábitos noturnos, à noite. Alguns dos animais típicos do Cerrado que possam ser encontrados no parque são:  A Jiboia, o Tamanduá-bandeira e o Lobo Guará.

Galhos curvos

Galhos Curvos

Cupimzeiro

Cupinzeiro

Buraco de animal

Prova da existência de animais nesta mata

Poucas coisas no chao

Folhas no Solo

Segunda parada - Área de Transição Editar

Já esta parada, apresentava características que, ao nosso ponto de vista, eram semelhantes com características da Mata Atlântica. Nesta Parada, a mata era densa, portanto não havia muita incidência de raios solares no solo, já que as árvores não eram pequenas e tinham folhas largas, no chão era possível visualizar bastante matéria em decomposição. Nesta parada, diferentemente da anterior, havia uma alta umidade,  presença de musgos e fungos no solo.

Vale lembrar que as árvores eram de alto porte, e algumas delas eram frutíferas.

Também nesta parada foi possível a observação de Jacús, uma ave que podia ser encontrada no parque.

Muitas coisas no chao

Muita matéria orgânica no solo

Mata dença e arvores altas

Mata Fechada

Fungos2

Fungos no solo

Terceira Parada - Mirante do Parque Editar

Esta parada era a área mais alta do parque, portanto nela foi possível observar quase todo o parque de cima, o que facilitou a observação da divisão da primeira parada com a segunda, em uma delas era possível observar a predominância de uma vegetação rasteira e na outra muitas árvores.

De cima também foi possível observar o solo de todo o parque, que tinha a cor avermelhada e era rico em minério de ferro.

Algumas árvores próximas ao mirante eram de pequeno porte e tinham flores e frutos.

100 2308

Vista do Mirante

100 2367

Formação rochosa com minérios

100 2257

Árvores com flores próximas aos mirantes

100 2264

Solo com minério de ferro

Quarta Parada - Descida da Serra em direção à cascatinhaEditar

Nesta parada, haviam bambus,  alguns eram amarelos outros mais esverdeados, e árvores de médio porte com raízes expostas. Como a segunda parada, a umidade era alta . Nesta parada também foi possível a observação de Jacús. Também foi possível ver folhas no chão, estas não se apresentavam em grande quantidade, mas também não eram escassas.        

Aa (23)

Plantação de Bambus

Aa (29)

Um Jacú

100 2378

Pouca matéria orgânica no solo

100 2341

Raízes expostas

Quinta Parada - CascatinhaEditar

Nesta parada foi possível observar uma fonte com água, esta fonte é claramente montada pelos homens, não sendo natural. Nela também foi possível enxergar muitos musgos e obviamente muita umidade. As árvores em volta da fonte eram de médio e alto porte e a mata era muito fechada, portanto, nela não havia muita incidência de luz. Também foi possível observar muitos insetos pertos da fonte.

Aa (32)

Corrente d'agua ao lado da cascatinha

100 2478

Musgos perto da cascata

Aa (35)

Cascatinha

Aa (36)

Cascatinha com uma formação visivelmente feita pelo homem

Também no FANDOM

Wiki aleatória